Porque desidratar os cogumelos?
Desidratar os cogumelos pode ser benéfico por alguns motivos. Aumento do tempo de vida útil; isso ocorre uma vez que é praticamente eliminada a água presente no cogumelo, diminuindo drasticamente a velocidade de degradação e contaminação do mesmo. Outro benefício esta em utiliza-lo de forma alternativa no preparo de alguns pratos dentro da culinária. Porém, em alguns casos, a desidratação pode levar a perda de alguns nutrientes ou substancias presentes no fungo. Isso irá depender de qual processo está sendo empregado para a desidratação. Existem diversas formas para desidratar um cogumelo. A melhor forma para você dependerá de qual será o seu objetivo final. Iremos descrever 3 processos que podem ser feitos para desidratar os cogumelos.
Desidratar no Sol
Esse método é o mais simples. Basta você acomodar os cogumelos num recipiente em que eles possam ficar espaçados entre eles, para que a desidratação ocorra de forma mais uniforme, e coloca-los no sol. Há riscos de insetos pousarem ou irem nele, por isso, muita gente coloca algum tipo de proteção sobre eles, como uma tela mosqueteira.
Benefícios: Maior duração do cogumelo. Prático e baixo custo.
Desvantagem: A exposição ao sol pode levar os cogumelos a perderem algum tipo de nutriente ou desmanchar algum tipo de principio ativo presente no fungo.
Desidratar no vento
Neste método é necessário pelo menos um ventilador. Você irá prender seus cogumelos numa espécie de cestinha fechada. Assim como na imagem a seguir em que os cogumelos estão numa touca descartável, limpa e desinfetada. Após armar sua cestinha de cogumelos, você deve prende-los na parte frontal do ventilador, com um cordão ou de preferencia fita adesiva. Com o ventilador ligado por (tantas horas) os cogumelos irão desidratar. Esse tempo pode variar de acordo com a temperatura e umidade externas no ambiente.
Benefícios: Maior duração do cogumelo. Não há perda de nenhuma outra característica do cogumelo, exceto a umidade.
Desvantagem: Apesar de ter um custo baixo, o custo enérgico e de um ou outro material deixa o custo mais caro que desidratar ao sol.
Defumar
Esse método é muito utilizado para cogumelos comestíveis. É necessário que a pessoa possua um defumador. O defumador geralmente é utilizado com serragem de alguma madeira e a fumaça que é dissipada pela sua queima irá defumar os cogumelos e dar um gostinho especial. È recomendado o uso de madeiras que deem um gosto mais leve, como o eucalipto por exemplo.
Benefícios: Maior duração do cogumelo. Uso de forma diferenciada na culinária. Maior valor agregado ao produto final.
Desvantagem: Mais custoso. Necessidade de equipamento. Pode levar os cogumelos a perderem algum tipo de nutriente ou desmanchar algum tipo de princípio ativo presente no fungo.
Para compra de cogumelos desidratados, clique aqui.