Psilocybe cubensis: Genéticas

Psilocybe cubensis: Genéticas

Psilocybe é um gênero popular no mundo dos cogumelos. Dentre eles, o Psilocybe cubensis é a espécie das mais cultivada e estudada no mundo inteiro. Este texto trará as características marcantes e a história de algumas dessas genéticas(strains). Antes disso, é preciso explicar alguns termos da biologia.

Um grupo de organismos vivos capazes de se reproduzir entre si, caracteriza uma espécie. Enquanto a genética(strain), é um subgrupo dessa espécie que se diferenciam entre os organismos dessa mesma espécie. Essas divergências são expressas em suas características de fenótipo e morfológicas, ou seja, da aparência do individuo.

Isso significa que o Psilocybe cubensis é uma espécie de fungo, e que dentro dessa espécie, há strains que se diferenciaram entre si, em algumas de suas características. Isso ocorre devido ao fato de que alguns genes dessas diferentes strains se manifestem de forma mais ou menos acentuada em cada gene de cada strain.

Podemos fazer um paralelo com os cachorros, por exemplo. Um labrador é da mesma espécie que um pastor alemão. Ambos são capazes de cruzar entre si. Porém, apesar de serem da mesma espécie, ambos apresentam características de sua própria raça(strain). O mesmo se aplica ao mundo dos cogumelos.

Principais diferenças dessas características

Existem seis características principais que diferenciam as strains umas das outras:

Tamanho do fungo – Algumas cepas produzem cogumelos gigantes, enquanto outras geram fungos de tamanho reduzido e mais grosso.

Cor do chapéu – A coloração dos chapéus dos cogumelos pode variar desde o branco (albinos) até o castanho escuro ou preto.

Formação de lamelas – Algumas cepas, como a Penis Envy, quase não apresentam lamelas visíveis.

Longevidade de frutificação – A maioria das variedades sobrevive por aproximadamente três a quatro ciclos de frutificação, mas algumas têm vitalidade suficiente para continuar produzindo cogumelos por mais de dez ciclos.

Rapidez de colonização – O tempo de colonização varia ligeiramente, mas algumas cepas completam a colonização dos frascos de cultivo até 20% mais rapidamente.

Resistência à contaminação – A contaminação é a principal razão para o fracasso no cultivo de cogumelos mágicos. Algumas cepas são mais suscetíveis a fungos e bactérias do que outras.

Apesar disso, todas as strains apresentam as mesmas duas substancias químicas principais, a psilocibina e psilocina. Seus efeitos na medicina estão sendo estudados atualmente para o desenvolvimento de novos medicamentos na área da saúde mental. OBS: Este cogumelo não é medicamento, Sempre consulte um médico em caso de problemas de saúde.

Para mais informações sobre pesquisas nessa área, visite outro post de nosso blog que aborda este tema, clicando aqui.

Psilocybe cubensis: True Albino Teacher

História

A espécie de cogumelo mágico conhecida como True Albino Teacher (TAT) é uma escolha única devido ao fato de ser uma mutação albina da renomada variedade de Cubensis, o Golden Teacher. A origem desta cepa é desconhecida, exceto que foi isolada pela primeira vez por um cultivador com o apelido de JikFibs.

Vários cultivadores refinaram a cepa TAT, tornando-a uma genética estável que produz agora de forma confiável as tampas brancas vivas pelas quais ela é reconhecida.

Características da genética

Meio de cultivo: Grãos, esterco bovino ou equino, solos enriquecidos.

Clima: Subtropical

Origem: Descoberto por JikFibs (@JikFibs no Instagram)

Chapéu: Mais de 100 mm de diâmetro, com formato que varia de convexo a plano na maturidade. Branco amarelado que muda para branco brilhante ou amarelo claro. Superfície seca com vestígios visíveis e persistentes de véu universal na tampa (manchas). Carne branca que pode escurecer para verde azul quando tocada.

Caule: Mais de 125 mm de comprimento, com cor branco amarelado. Carne que apresenta hematomas verde-azulados em caso de ferimentos. Anel de véu parcial persistente que fica coberto com esporos brancos na maturidade.

Lamelas: Anexas ou adnexadas. Começam cinzentas em corpos de frutificação jovens e escurecem para quase preto na maturidade.

Esporos: Brancos, com formato subelipsoide em basídios com 4 esporos.

Psilocybe cubensis: True Albino Teacher

Psilocybe cubensis: Cambodian

História

A variante Psilocybe cubensis – Cambodian, tem origem no antigo templo de Angkor Wat, situado no sudeste asiático, mais especificamente no Camboja atual. Os habitantes iniciais da região faziam uso frequente desse cogumelo em particular, considerado o cerne de suas cerimônias religiosas por séculos. Trata-se de uma das cepas provenientes do extremo oriente que o pesquisador John Allen trouxe consigo de suas expedições às terras sagradas do sudeste asiático para os Estados Unidos.

Características da genética

Meio de cultivo: O cogumelo tem como habitat esterco bovino, equino e solos enriquecidos.

Clima: O clima apropriado para o seu crescimento é subtropical.

Chapéu: tem diâmetro de 25 a 85 mm, podendo ser convexo, amplamente convexo ou plano na maturidade. Sua coloração varia de laranja/laranja queimado para marrom dourado e amarelo claro, com bordas quase brancas. A superfície do chapéu é seca e não apresenta remanescentes do véu universal (pontos). A carne é branca, mas logo adquire tonalidade azul-esverdeada quando é ferida.

Caule: comprimento de 100-160+ mm e também sofre mudança de cor para azul-esverdeado ao ser ferido. Apresenta anel membranoso persistente proveniente do véu parcial que se cobre com esporos de cor marrom arroxeado na maturidade.

Lamelas: são fixadas ao estipe e apresentam coloração acinzentada nos corpos jovens, passando a quase preta quando maduros.

Esporos: são de cor roxo escuro/marrom.

Psilocybe cubensis: B+

História

A variedade de cogumelo mágico B+ é uma das cepas mais populares e provém, provavelmente, do sudeste da Ásia Menor (a localização exata não é conhecida). Esse cogumelo apresenta tamanho médio a grande e tem como características físicas uma forma mais arredondada do chapéu e coloração mais clara. É capaz de se reproduzir rapidamente, apresenta uma grande produção, tem resistência à contaminação e, frequentemente, produz aglomerados densos de corpos frutíferos. Por isso, é uma excelente opção para os iniciantes na produção de cogumelos!

Características da genética

Meio de cultivo :Encontra-se a cepa em questão em grãos, esterco bovino/equino e solos enriquecidos..

Clima: O clima ideal para o seu desenvolvimento é o subtropical.

Chapéu: Os cogumelos produzidos possuem um diâmetro de mais de 50mm, sendo inicialmente convexos e, posteriormente, tornando-se amplamente convexos a planos quando atingem a maturidade. A coloração varia de marrom canela avermelhado a marrom dourado a amarelo claro, com a superfície seca e remanescentes do véu universal (manchas). A carne é inicialmente branca, mas torna-se verde-azulada ao ser cortada.

Caule: O caule desses cogumelos tem um comprimento de mais de 125mm e é de cor branca amarelada. Quando ferido, apresenta hematomas verde-azulados. O véu parcial resulta em um anel membranoso persistente, que se torna polvilhado com esporos marrom-púrpura na maturidade.

Lamelas: As lamelas desses cogumelos têm uma ligação adnata a adnexa. Na juventude, apresentam coloração acinzentada e, quando amadurecem, tornam-se quase pretas

Esporos: Os esporos de cor marrom arroxeado escuro e são produzidos em basídios que contêm quatro esporos.

Psilocybe cubensis: Golden Teacher

História

A origem exata desta cepa é amplamente incerta, apesar disso, acredita-se que tenha sido desenvolvida por uma empresa na Flórida há muitos anos atrás. O Golden Teacher é um cubensis bem conhecido e considerado um dos tipos de cogumelos mais populares disponíveis.

Características da genética

Meio de cultivo: Estrume bovino, equino e solos enriquecidos são o habitat desta cepa de cogumelo.

Clima: O clima ideal para o seu crescimento é o subtropical.

Chapéu: Na maturidade, o diâmetro do cap pode chegar a 50+ mm, possuindo formato convexo a amplamente convexo a plano. A coloração do chapéu varia de marrom canela avermelhado a marrom dourado e amarelo claro, com vestígios pronunciados e persistentes de véu universal na tampa, manifestando-se como manchas. A carne branca logo se torna verde-azulada.

Caule: O caule pode atingir mais de 125 mm de comprimento, possuindo coloração amarelada. Sua carne apresenta hematomas verde-azulados onde feridos, e possui um anel membranoso persistente (anel) de véu parcial que se torna polvilhado com esporos marrom-púrpura na maturidade.

Lamelas: As lamelas, apresentamcoloração acinzentada em corpos de frutificação jovens, tornando-se quase pretas na maturidade.

Esporos: Os esporos desta cepa são de cor marrom arroxeado escuro, possuem formato subelipsoide e estão presentes em basídios contendo 4 esporos.

Psilocybe cubensis: Enigma

História

A cepa Enigma do cogumelo Psilocybe Cubensis gera uma estrutura micelial em forma de bolha, sem desenvolver corpos frutíferos, o que a torna particularmente intrigante, assemelhando-se a um cérebro.

Características da genética

Meio de cultivo: Estrume bovino, equino e solos enriquecidos são o habitat desta cepa de cogumelo.

Clima: O clima ideal para o seu crescimento é o subtropical.

Chapéu: não possui

Caule: não possui

Lamelas: não possui

Psilocybe cubensis: Ecuador

História

Os espanhóis descobriram a cepa chamada Ecuador durante a época colonial, quando foi inicialmente encontrada no Equador. Posteriormente, durante o século XX, ela foi classificada taxonomicamente. Desde então, essa variedade de cogumelo psilocibe tem sido amplamente cultivada em todo o mundo.

Características da genética

Meio de cultivo: Estrume bovino, equino e solos enriquecidos são o habitat desta cepa de cogumelo.

Clima: subtropical.

Chapéu: O chapéu desta espécie tem de 2 a 8cm de diâmetro. É cônico a em forma de sino com um nódulo central, ou umbonato, no início. No entanto, com a idade, o chapéu se expande, tornando-se convexo a amplamente convexo e eventualmente plano com ou sem o umbonato. A cor do chapéu nos cogumelos jovens é castanho ou canela, tornando-se castanho claro ou dourado na maturidade. A superfície do chapéu é viscosa a lisa quando úmida, mas seca rapidamente. O véu muitas vezes deixa para trás remanescentes pontilhados no chapéu, que tendem a desaparecer com o tempo, deixando uma superfície geralmente lisa.

Caule: O caule tem de 5 a 15cm de altura e de 5 a 15mm de espessura, com uma ampliação em direção à base na maioria dos espécimes. O caule é liso e principalmente branco, mas pode apresentar uma descoloração amarelada. O caule também demonstra uma reação de azulamento quando danificado ou machucado.

As lâminas são estreitas, próximas e anexadas ao caule com uma fenda no ponto de fixação. Nos corpos de frutificação, as lâminas são cinza, mas com a idade, elas se tornam cinza-arroxeado ou quase pretas com bordas brancas distintas

Esporos: Os esporos desta espécie são subelipsoides, com dimensões de 11,5 a 17µm por 8 a 11µm.

Psilocybe cubensis: Ecuador

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cordyceps militaris

Introdução Cordyceps militaris O cogumelo Cordyceps militaris é uma espécie de fungo pertencente à família Clavicipitaceae. Ele é muito conhecido

Leia Mais

contato@artcogumelos.com.br

Ribeirão Preto/SP

© Art Cogumelos  •  CNPJ 53.884.625/0001-20  •  Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress