Carimbo de Esporos
Uma das formas de preservar a genética de um cogumelo é por meio dos carimbos de esporos. A reprodução com carimbo de esporos é assexuada, pois as células do fungo realizam a mitose. Isso significa que o seu carimbo de esporos terá exatamente a mesma genética do cogumelo que você estará realizando o processo. Portanto, é sempre interessante realizar esse procedimento com cogumelos com belos fenótipos e produtividade elevada.
Para realizar esse procedimento siga o passo a passo descrito aqui.
1 Escolha do cogumelo
Os cogumelos devem estar frescos. Escolha o cogumelo da produção que obteve maior produtividade (caso tenha mais de uma ‘unidade’ de produção), e o cogumelo de melhor fenótipo, a partir do que você observou em sua colheita. Caso você não produza cogumelos e queira fazer um carimbo de esporos de um cogumelo encontrado na natureza, também é possível.
2 Preparo do espaço
O ambiente de trabalho deve estar todo limpo e bem higienizado. Você irá precisar de uma caixa com tampa, papel alumínio. Limpe a caixa e a tampa com álcool isopropílico 70%, ou álcool comum, caso você não possua o isopropílico. Corte o papel alumínio em cortes retangulares de aproximadamente 20x10cm. Na parte interna da tampa da caixa coloque os papéis alumínio cortado. A quantidade de papel alumínio e o tamanho da caixa irá depender da quantidade de carimbos de esporos que você deseja fazer.
3 Fazer o carimbo
Com uma faca ou estilete, corte a parte do chapéu do cogumelo. O corte deve ser feito bem rente, entre o caule e o chapéu do cogumelo, como NESSA IMAGEM. Coloque o chapéu do cogumelo com a parte de baixo do chapéu do cogumelo no papel alumínio. Agora com a caixa, ‘tampe’ a caixa como se ela estivesse de ponta cabeça, ASSIM.
4 Esporulação
Agora, você deve aguardar por 24horas até que o chapéu do cogumelo deixe sua impressão genética no papel alumínio. Dado o tempo necessário, levante a caixa e retire os chapéus dos cogumelos com uma faca bem higienizada. È importante não tocar no papel alumínio ou nos cogumelos com a mão, evitando que você perca seu carimbo de esporos para contaminações. Feito isso, tampe novamente a caixa e deixe por mais 6 horas para que o carimbo fixe no papel alumínio.
5 Fechamento e armazenamento
Com um outro papel alumínio do mesmo tamanho embrulhe o papel alumínio com esporos. Dobre pela metade o papel alumínio com o carimbo de esporos. Assim, o papel alumínio com carimbo ficará metade dos carimbos de um lado do alumínio e a outra metade do outro lado. Com o papel alumínio novo embrulhe o papel de alumínio com carimbos dobrando pela metade mais uma vez. No fim, irá parecer um pacotinho de papel alumínio. Por fim, guarde num zip lock ou outro recipiente fechado e guarde em locar sombreado e sem fluxo de ar. Seu carimbo de esporos está feito.
Como transferir seu carimbo de esporos para o agar
Você pode ter adquirido seu carimbo de esporos de terceiros ou ter produzido o seu próprio com seus próprios cogumelos. Para fazer com que seu carimbo de esporos comecem a desenvolver seu micélio numa solução de ágar em placa petri, siga as instruções a baixo.
Para transferir os esporos do seu carimbo de esporos para Agar, é preciso que o ambiente esteja esterilizado ou o mais higienizado o possível, assim como em quase todos os processos da produção de cogumelos. Abra o carimbo de esporos e com uma lâmina esterilizada retire algumas partículas de esporos que estão coladas no papel alumínio. Com a própria lâmina que você retirou os esporos, passe ela cuidadosamente pelo ágar na placa petri. Feche a placa com a tampa e enrole fita parafilme em volta da placa para proteger sua cultura de contaminações. Guarde sua placa colonizada num ambiente sombreado e com temperatura entre 20-30graus Celsius. Depois de 5-8 dias seus esporos vão começar a colonizar o ágar e você verá o começo do desenvolvimento do micélio.