Extrato de Cogumelo: O que é? Como fazer?

Os extratos de cogumelos medicinais tornaram-se uma tendência popular de bem-estar nos últimos anos, mas não são uma descoberta nova. Extratos têm sido usados para extrair ingredientes ativos de plantas por milhares de anos.

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre os extratos de cogumelos, incluindo o que são, como são feitos e seus benefícios.

O que é um extrato de cogumelo?

Um extrato de cogumelo é um líquido concentrado feito ao mergulhar cogumelos frescos ou secos em um solvente, geralmente álcool e/ou água. Esse processo libera os ingredientes ativos dos cogumelos, resultando em um líquido potente que pode ser dosado com um conta-gotas.

Extrato de cogumelo x Tintura de cogumelo

Um extrato de cogumelo é um líquido concentrado criado ao mergulhar cogumelos medicinais em um solvente à base de álcool.

O solvente extrai os compostos medicinais dos cogumelos, resultando em uma medicina de cogumelo.

Às vezes, há confusão sobre a diferença entre um extrato e uma tintura.

Uma tintura é um tipo de extrato que utiliza especificamente o álcool como um dos solventes para extrair os compostos benéficos dos cogumelos.

Por outro lado, você pode fazer um extrato ao mergulhar cogumelos em qualquer tipo de solvente, incluindo água quente, vinagre ou álcool.

No caso dos produtos vendidos pela ArtCogumelos, os extratos são considerados tinturas também, pois são todos produzidos a partir de uma dupla extração em agua e álcool.

Breve histórico dos extratos:

Devido ao aumento recente de sua popularidade, você pode pensar que os extratos são um produto novo, mas na verdade eles têm sido usados há séculos. Desde que os antigos egípcios destilaram o álcool, as pessoas têm utilizado solventes para produzir extratos de plantas potentes para fins medicinais.

Quando a farmacologia surgiu no século XIX, o uso de extratos na medicina diminuiu, pois foram substituídos por comprimidos. No entanto, nas últimas décadas, tem havido um crescente interesse em terapias naturais, abrindo caminho para o retorno dos extratos.

Por que fazer os extratos de cogumelos?

Cogumelos medicinais são ricos em proteínas e compostos benéficos, como polissacarídeos, terpenoides e triterpenos. Mas, para chegar a esses compostos, é necessário quebrar as paredes celulares de quitina dos cogumelos.

Além disso, muitos cogumelos medicinais são fibrosos e resistentes, tornando seu consumo desagradável.

Ao fazer extratos, as paredes de quitina são quebradas e os compostos benéficos são dissolvidos em solventes, tornando-os prontamente disponíveis.

Os extratos de cogumelos também são convenientes.

Não é sempre fácil incorporar cogumelos em suas refeições diárias. Mas algumas gotas do extrato sob a língua ou em sua bebida matinal é rápido e fácil.

E algumas gotas do extrato concentrado contêm todos os benefícios de um punhado de cogumelos medicinais secos.

Como fazer extração/tintura de cogumelos?

Há centenas de espécies de cogumelos medicinais conhecidos por seus compostos bioativos.

Dependendo do tipo de cogumelo e seus compostos, talvez seja necessário apenas um método de extração para acessar todos os benefícios, mas muitas vezes é necessária uma combinação.

Alguns cogumelos, como cordyceps, cauda de peru, juba de leão, shiitake, tremella e maitake, contêm compostos solúveis em água muito procurados.

Mas chaga e reishi, alguns dos cogumelos medicinais mais potentes, requerem álcool para extrair triterpenos e esteróis não solúveis em água.

A extração com água quente consiste em utilizar água aquecida como solvente para romper as paredes celulares de quitina dos fungos e dissolver os polissacarídeos solúveis em água, tais como os beta-glucanos.

Já a extração com álcool é utilizada para extrair compostos não solúveis em água, como terpenoides, fenólicos, triterpenoides, inositóis, ergosteróis e esteróis presentes nos cogumelos.

A extração dupla utiliza tanto álcool quanto água como solventes para extrair tanto os beta-glucanos solúveis em água quanto os triterpenos mais solúveis em álcool.

Frequentemente, as pessoas optam por esse método para criar tinturas de cogumelos, já que, na maioria dos casos, é a melhor maneira de obter todos os compostos medicinais presentes em um cogumelo.

Quais espécies mais comuns de Extrato de Cogumelo

  • Ganoderma lucidum(reishi)
  • Hericium erinaceus(cogumelo juba de leão)
  • Cordyceps
  • Lentinula edodes(shitake)
  • Trametes versicolor(cogumelo calda de peru)

Como adquirir seu extrato

Clique aqui e conheça nossos extratos de cogumelos. Extratos disponiveis:

  • Ganoderma lucidum(reishi)
  • Hericium erinaceus(cogumelo juba de leão)
  • Cordyceps
Extrato de Hericium erinaceus (Juba de Leão)

Como fazer Extração de Cogumelo – Técnica da Dupla Extração

No guia passo a passo abaixo, vamos orientá-lo através do processo de fazer uma tintura de dupla extração usando cogumelos secos ou pó de cogumelo.

Aqui estão os passos a seguir para fazer uma tintura de dupla extração de cogumelos.

Passo 1: Reúna Seus Materiais O primeiro passo é reunir todos os equipamentos e materiais necessários para fazer a tintura.

Equipamentos:

  • 2 frascos de vidro de 1 litro para a extração com álcool.
  • 1 frasco de vidro de 1-2litros para reservar a extração em álcool.
  • Panela de 3-5Litros
  • 10 frascos de vidro conta-gotas de 100 ml. Vidro escuro é preferível.
  • 1 prato de pirex de 3 litros para a decocção (cozinhar os cogumelos em água).
  • Um pano de musselina para coar ou um pano similar.
  • Um funil para transferir a tintura
  • Um fogão ou queimador a gás
  • 125g de cogumelo medicinal desidratado da sua escolha.

Materiais:

  • 1 litro de álcool de alta graduação (70%-95%) e transparente.
  • Cogumelos secos ou pó de cogumelo. Você pode usar sua escolha de cogumelos secos ou pó de cogumelo.

Passo 2: Extração com Álcool

Depois de separar tudo que for necessario, o primeiro passo ao fazer uma tintura de dupla extração de cogumelos é a extração com álcool.

Para isso, você precisará dos frascos de vidro, álcool e cogumelos secos ou em pó.

Se você tiver cogumelos secos grandes, pique-os em pedaços menores e encha metade dos frascos com os pedaços de cogumelo. Isso fará aumentar a superfície de contato dos fungos.

Se estiver usando diferentes tipos de cogumelos, adicione porções iguais de cogumelos a cada frasco, preenchendo-os até cerca de metade.

Agora adicione cerca de 0,5 litros de álcool a cada frasco, o suficiente para cobrir os cogumelos e ainda deixar espaço na parte superior.

Feche bem as tampas dos frascos, agite-os bem e deixe-os de molho por duas a seis semanas. Recomendamos agitar o frasco uma vez ao dia.

Passo 3: Coar o Álcool

Após duas semanas, você pode filtrar ou coar o material de cogumelo do extrato de álcool usando o pano de musselina.

Você obterá cerca de meio litro de álcool enriquecido com cogumelos.

Utilizamos um funil para despejar o álcool enriquecido com cogumelos o frasco de 1-2litros.

Adicione 1,5 litros de água a sua panela e coloque os cogumelos que estavam na extração alcoólica junto.

Passo 4: Extração com Água Quente

Coloque panela com água e material de cogumelo em um fogão e leve-o para ferver.

Em seguida, reduza o fogo e deixe os cogumelos cozinharem lentamente por duas horas para quebrar a quitina e extrair os polissacarídeos.

Ao final do processo, você deve obter cerca de meio litro de líquido com uma consistência espessa e semelhante a l lama, e um incrível aroma de cogumelo.

Tenha cuidado para não deixar a água secar durante o processo. Se ela estiver ficando um pouco baixa, adicione mais água.

Passo 5: Coar a Água

Permita que a mistura de cogumelos e água esfrie antes de filtrar ou coar usando o tecido de musselina.

Esprema o máximo de água possível do material de cogumelo, e você deve obter cerca de meio litro de água enriquecida com cogumelos.

Utilize um funil para adicionar o extrato de água ao recipiente do extrato de álcool e misture-os bem.

Assim que suas extrações estiverem combinadas, você terá uma tintura de cogumelos de espectro completo.

Transfira sua tintura de cogumelo medicinal para os dez frascos conta-gotas de 100 ml e armazene-os em um local fresco, seco e escuro. Você pode porcionar em tamanho de frascos a sua escolha.

Compartilhar:

4 respostas

  1. Extrato com alto teor aquoso pode desenvolver contaminação microbiológica.
    Extratos aquosos são extemporâneo, ou seja devem ser consumidos no mesmo momento da produção.
    Tintura com teor alcoólico de 65 a 90% são seguros para armazenar pois mais tempo, anos inclusive. Porém baixo teor alcoólico sem adição de preservante fatalmente irá se contaminar por fungos ou bactérias do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cordyceps militaris

Introdução Cordyceps militaris O cogumelo Cordyceps militaris é uma espécie de fungo pertencente à família Clavicipitaceae. Ele é muito conhecido

Leia Mais

contato@artcogumelos.com.br

Ribeirão Preto/SP

© Art Cogumelos  •  CNPJ 53.884.625/0001-20  •  Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress